• Meio Ambiente

Meio Ambiente

24/01/2023

Segundo Boletim de Balneabilidade do IAT: cerca de 80% da costa paranaense está própria para banho

Conforme o que apontou o Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT) divulgado no dia 20/01, quase 80% da costa paranaense está própria para receber banhistas ou a prática de atividades esportivas nesta temporada de verão. 

São monitorados 76 locais, entre Litoral e regiões Oeste e Norte. Deste total, 59 receberam a bandeira azul, indicando a boa qualidade da água. Outros dez pontos, porém, são sempre considerados impróprios por serem foz dos rios da região litorânea, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas.

O Boletim tem sido publicado durante esta temporada de verão com periodicidade semanal, toda sexta-feira. Seu acesso é aberto a toda população, que pode conferir os locais próprios para banho no site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade.

A SEDEST informa que em relação ao boletim da semana passada, três áreas da Ilha do Mel, todas na Praia de Encantadas, passaram a ser consideradas impróprias, identificadas por bandeiras vermelhas. Já nas Costas Oeste (praias artificiais no reservatório de Itaipu) e Norte (Primeiro de Maio) todos os pontos estão aptos para banho.

Outros quatro locais seguem identificados como impróprios: no Rio Nhundiaquara, em Morretes/Antonina na altura do Lago Lamenha Lins e Porto de Cima, em Ponta da Pita; e no Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia.

Este é o quinto Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2022/2023.O objetivo é alertar a população sobre os locais em que o contato com a água pode ser danoso à saúde, pela transmissão de bactérias e vírus, que podem causar dermatites, disfunções intestinais e respiratórios, entre outros. Em geral, estes tratam-se de locais onde a análise laboratorial identificou a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

Saiba mais emhttps://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Perto-de-80-da-costa-paranaense-esta-propria-para-banho-aponta-Boletim-de-Balneabilidade

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem