• Meio Ambiente

Meio Ambiente

28/09/2022

Publicado artigo científico decorrente do Projeto Institucional Mata Atlântica

Foi recentemente publicado no nº 103 da Revista Magister de Direito Ambiental e Urbanístico, de autoria do Promotor de Justiça Alexandre Gaio, coordenador do Núcleo Meio Ambiente do CAOP-MAHU, o artigo científico com o título:"A Operação Mata Atlântica em Pé e a Utilização da Tecnologia de Análise de Imagens de Satélite: a Caracterização do Estágio Sucessional da Vegetação Nativa Suprimida e a Fiscalização Remota dos Desmatamentos Ilegais".

Trata-se de estudo derivado das experiências e resultados obtidos no Projeto Institucional Mata Atlântica, cuja principal ação é a Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, atualmente em sua 5ª Edição, que se encerra na próxima sexta-feira dia 30/09.

A Operação Mata Atlântica em Pé e a Utilização da Tecnologia de Análise de Imagens de Satélite: a Caracterização do Estágio Sucessional da Vegetação Nativa Suprimida e a Fiscalização Remota dos Desmatamentos Ilegais

RESUMO: O presente ensaio aborda, frente aos milhares alertas de desmatamento de remanescentes de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica indicados no sistema Mapbiomas Alerta e ao expresso dever dos órgãos públicos ambientais em promoverem a apuração imediata de ilícitos ambientais, a viabilidade da utilização da tecnologia das imagens de satélite pelos referidos órgãos públicos para a caracterização do estágio sucessional das vegetações nativas suprimidas ilegalmente e da realização de fiscalizações remotas, ou seja, sem a necessidade de vistoria in loco.

PALAVRAS-CHAVE: Mata Atlântica. Desmatamento. Poder de Polícia. Imagens de Satélite. Estágio Sucessional. Fiscalização Remota.

Disponível para acesso a todos os membros e servidores do MP-PR através do serviço de biblioteca, no site: https://escolasuperior.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=359

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem