CAOP Informa
01/08/2022
CAOPMAHU expede Nota Técnica sobre Projeto de Lei Estadual que trata de aterros sanitários e industriais
O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo – CAOPMAHU expediu, em março deste ano, a Nota Técnica 02/2022 a respeito do Projeto de Lei Estadual nº 67/2022, que versa sobre o licenciamento ambiental de aterros sanitários e industriais. Em síntese, foram apontadas diversas incongruências do PL em relação às normativas já existentes que tratavam sobre o tema de maneira protetiva ao meio ambiente.
Dentre as inconformidades, destacam-se: a dispensa da exigência de EIA/RIMA em hipótese de atividade e empreendimento dotado de significativo potencial degradador; a liberação de entrada no Estado do Paraná de resíduos oriundos de outros Estados da Federação; o desrespeito de norma estadual mais protetiva (Resolução CEMA 94/2014) que fixa distância mínima dos aterros em relação a cursos hídricos. Conforme fundamentado na referida Nota Técnica, as novas disposições estaduais são inconstitucionais e representam inaceitável retrocesso ambiental, vedado em nosso ordenamento jurídico.
Como conclusão, o CAOPMAHU se posicionou pela rejeição da proposição legislativa, seja em razão da impropriedade de suas justificativas, seja em virtude da afronta à legislação estadual e federal e do desrespeito à Constituição da República e à Constituição do Estado do Paraná.
Para acessar a Nota Técnica na íntegra, siga este passo a passo:
1 – Faça login no menu “Acesso Interno”;
2 – Na barra lateral, clique em “Notas Técnicas” e depois em “2022”.
-
Compartilhe: