• Meio Ambiente

Meio Ambiente

19/03/2021

MPPR lança na segunda, 22 de março, projeto para a proteção de nascentes

Na segunda-feira, 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Ministério Público do Paraná lançará um novo trabalho na área ambiental, relacionado diretamente à questão do abastecimento hídrico das cidades: o Água para o Futuro. O projeto será apresentado em uma live, promovida pelo MPPR, e aberta à população. A meta principal da iniciativa é garantir a preservação de nascentes como forma de preservar o meio ambiente e de contribuir para o enfrentamento da crise hídrica que já atinge a maioria das cidades paranaenses. Segundo dados da Sanepar, em 2020, os reservatórios que abastecem a capital e as cidades da Região Metropolitana chegaram a ter seu volume total reduzido em até 73% em alguns períodos, sendo necessária a adoção de sistema de rodízio para atender a população durante quase o ano todo.

Acesse aqui a live

O Água para o Futuro será coordenado pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, regional Curitiba, do MPPR, e executado inicialmente nas 14 cidades que integram o Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital. O trabalho de campo será executado pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Milhares de nascentes – A live de lançamento será promovida pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná, com a presença do coordenador do projeto, o promotor de Justiça Alexandre Gaio, e de representantes da Fupef e da Sanepar, entre outros convidados. A apresentação começa às 10h.

O Núcleo Urbano Central da RMC integra os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Estima-se que só nessas localidades haja perto de cinco mil nascentes e que apenas 15% desse total estão de alguma forma registrados.

Clique aqui para mais detalhes sobre a live.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

O link para acessar o lançamento do projeto Água para o Futuro será encaminhado na segunda-feira, 22 de março, antes da transmissão, às 9h, e pouco antes do final da apresentação, quando os jornalistas poderão enviar perguntas para os coordenadores do trabalho.

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem